ATENÇÃO: Após adquirir o produto, o cliente receberá todas as informações de acesso no email 

Habilidades de leitura e interpretação de texto BNCC 2° ano fundamental

Encontre as Habilidades de leitura e interpretação de texto BNCC 2 ano fundamental e facilite a elaboração do plano de aula.

São muitas as habilidades da BNCC que trata da leitura, escrita, reescrita e interpretação de textos. No entanto selecionamos as habilidade que tratam exclusivamente da leitura e interpretação.

 ✏️ Habilidades específicas da BNCC do 2º ano fundamental que trata da leitura e interpretação:

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
 
(EF02LP20) Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações).
 
(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
 
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
 
 
 ✏️ Habilidades gerais da BNCC do 2º ano fundamental que trata da leitura e interpretação:
 
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
 
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
 
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
 
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

A importância de trabalhar leitura e intepretação de textos no fundamental 1

Trabalhar leitura e interpretação de textos no Ensino Fundamental 1 é essencial por diversos motivos. 

Aqui estão alguns dos principais benefícios e razões para enfatizar essas habilidades nessa fase da educação:

  1. Base para Aprendizado Futuro: A leitura e interpretação de textos são habilidades fundamentais que servem de base para quase todas as áreas do conhecimento. Alunos que leem e compreendem bem tendem a ter um desempenho melhor em todas as disciplinas acadêmicas.

  2. Desenvolvimento Cognitivo: Essas atividades ajudam a desenvolver o cérebro das crianças, melhorando a capacidade de concentração, memória e raciocínio lógico. Interpretar textos exige que as crianças pensem criticamente e façam conexões entre o conteúdo e o mundo ao seu redor.

  3. Compreensão e Expressão: Alunos que praticam leitura e interpretação de textos aprendem a entender melhor as instruções e expressar suas próprias ideias de forma mais clara. Isso é essencial não apenas para a vida acadêmica, mas também para a vida cotidiana e futura vida profissional.

  4. Vocabulário e Escrita: A exposição regular a diferentes tipos de textos amplia o vocabulário das crianças e melhora suas habilidades de escrita. Ao se depararem com novas palavras e diferentes estilos de escrita, eles aprendem a usar a língua de maneira mais eficaz e criativa.

  5. Empatia e Perspectivas: A leitura de diferentes gêneros literários, incluindo ficção, não-ficção, poesia, entre outros, permite que as crianças experimentem perspectivas diversas. Isso ajuda no desenvolvimento da empatia e no entendimento de diferentes culturas e pontos de vista.

  6. Hábito de Leitura: Incentivar a leitura desde cedo pode ajudar a desenvolver um hábito de leitura para toda a vida. Esse hábito é uma grande ferramenta para o aprendizado contínuo e para o entretenimento.

  7. Desempenho Acadêmico: Pesquisas mostram que alunos que são proficientes em leitura e interpretação de textos frequentemente apresentam melhores resultados em testes padronizados e em avaliações acadêmicas em geral.

Portanto, é essencial que escolas e professores no Ensino Fundamental 1 dediquem tempo e recursos para desenvolver essas habilidades nos alunos. 

Isso pode incluir atividades variadas como leituras em grupo, discussões em classe, exercícios de compreensão e até mesmo o uso de tecnologias educativas que estimulam a interação com o texto.

Veja também: Cards interativos alfabeto de A a Z

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *