
As habilidades BNCC Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) na fase do Maternal, orientam o planejamento pedagógico na Educação Infantil a partir das necessidades reais dessa fase marcada por descobertas intensas, ampliação da linguagem, maior autonomia e interações sociais mais complexas.
Nessa etapa, a criança aprende explorando o corpo, o espaço, os objetos e as relações, sempre mediada por experiências significativas e intencionais.
As habilidades do Maternal estão divididas em 5 campos de experiência:
- O eu, o outro e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Traços, sons, cores e formas
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
1- O eu, o outro e o nós
Neste campo de experiência, as crianças bem pequenas ampliam suas interações sociais, constroem uma imagem positiva de si mesmas e aprendem a conviver com regras, diferenças e conflitos, sempre com a mediação do adulto. As habilidades favorecem atitudes de cuidado, respeito, comunicação e cooperação no cotidiano da Educação Infantil.
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
- (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
- (EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
- (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
- (EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
2- Corpo, gestos e movimentos
Este campo contempla o desenvolvimento motor, a ampliação da autonomia e o controle progressivo do corpo. As experiências propostas envolvem deslocamentos, coordenação, cuidados pessoais e movimentos culturais presentes nos jogos e brincadeiras.
- (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
- (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro e fora, ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
- (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
- (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
- (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
3- Traços, sons, cores e formas
Neste campo, a criança bem pequena amplia suas possibilidades expressivas e criativas por meio de experiências com música, artes visuais e materiais diversos, explorando sons, texturas, cores, formas e volumes.
- (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos ritmos de música.
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, como argila e massa de modelar, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
- (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
4- Escuta, fala, pensamento e imaginação
Este campo fortalece a linguagem oral, a escuta atenta, a imaginação e o contato com diferentes gêneros textuais, ampliando a capacidade da criança de se expressar, compreender narrativas e criar histórias.
- (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- (EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura.
- (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
- (EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos.
- (EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
- (EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais, como parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios e notícias.
- (EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
- (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
5- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Neste campo de experiência, as crianças bem pequenas ampliam sua compreensão do mundo físico, social e natural por meio da observação, da experimentação e da interação com objetos, pessoas e fenômenos do cotidiano. As habilidades favorecem o desenvolvimento das noções iniciais de espaço, tempo, quantidade, classificação e cuidado com o ambiente.
- (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos, como textura, massa e tamanho.
- (EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais, como luz solar, vento e chuva.
- (EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
- (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
- (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo, como tamanho, peso, cor e forma.
- (EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo, como agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa e devagar.
- (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros e outros elementos em contextos diversos.
- (EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza, como bonecas, bolas e livros.
Confira as habilidades da BNCC com códigos para as demais etapas da Educação Infantil.
Conclusão
Essa organização das habilidades BNCC para crianças bem pequenas na fase do Maternal contribui para um planejamento pedagógico mais consciente e intencional, promovendo experiências que respeitam a curiosidade infantil e fortalecem aprendizagens significativas desde os primeiros anos.
Mais do que cumprir uma diretriz curricular, aplicar essas habilidades é garantir experiências ricas, acolhedoras e desafiadoras, que favorecem o desenvolvimento pleno da criança bem pequena e constroem bases sólidas para as próximas etapas da Educação Infantil.
Sumário
Toggle









