Acadêmico:
Meta: Completar tarefas de matemática com assistência mínima.
Estratégias:
-
- Uso de materiais concretos para ensino de conceitos matemáticos básicos.
-
- Avaliações adaptadas com menos itens por página para evitar sobrecarga.
Adaptação Sensorial:
Meta: Reduzir a ansiedade em ambientes ruidosos.
Estratégias:
-
- Uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído durante momentos de alta atividade escolar.
-
- Área de descanso acessível para momentos de sobrecarga sensorial.
-
- Prazo: Contínuo ao longo do ano letivo.
Avaliação e Acompanhamento:
-
- Avaliações regulares serão realizadas a cada bimestre para monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas.
-
- A equipe se reunirá com os pais a cada bimestre para compartilhar avanços e ajustar estratégias conforme necessário.
Assinaturas:
-
- Professor(a) do Ensino Regular: _______________________
-
- Professor(a) de Apoio: _______________________
-
- Psicopedagogo(a): _______________________
-
- Terapeuta Ocupacional: _______________________
-
- Pais/Responsáveis: _______________________
Este PDI é um exemplo prático e detalhado para ajudar Ana a alcançar seus objetivos educacionais e sociais de maneira estruturada e suportada, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas de maneira eficeinte e respeitosa.
Acadêmico:
Meta: Completar tarefas de matemática com assistência mínima.
Estratégias:
-
- Uso de materiais concretos para ensino de conceitos matemáticos básicos.
-
- Avaliações adaptadas com menos itens por página para evitar sobrecarga.
Adaptação Sensorial:
Meta: Reduzir a ansiedade em ambientes ruidosos.
Estratégias:
-
- Uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído durante momentos de alta atividade escolar.
-
- Área de descanso acessível para momentos de sobrecarga sensorial.
-
- Prazo: Contínuo ao longo do ano letivo.
Avaliação e Acompanhamento:
-
- Avaliações regulares serão realizadas a cada bimestre para monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas.
-
- A equipe se reunirá com os pais a cada bimestre para compartilhar avanços e ajustar estratégias conforme necessário.
Assinaturas:
-
- Professor(a) do Ensino Regular: _______________________
-
- Professor(a) de Apoio: _______________________
-
- Psicopedagogo(a): _______________________
-
- Terapeuta Ocupacional: _______________________
-
- Pais/Responsáveis: _______________________
Este PDI é um exemplo prático e detalhado para ajudar Ana a alcançar seus objetivos educacionais e sociais de maneira estruturada e suportada, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas de maneira eficeinte e respeitosa.
Socialização:
Meta: Participar de atividades em grupo pelo menos uma vez por semana.
Estratégias:
-
- Inclusão em grupos pequenos para trabalhos em classe, com suporte do professor de apoio.
-
- Atividades lúdicas dirigidas durante o recreio com supervisão.
Prazo: Durante o ano letivo.
Acadêmico:
Meta: Completar tarefas de matemática com assistência mínima.
Estratégias:
-
- Uso de materiais concretos para ensino de conceitos matemáticos básicos.
-
- Avaliações adaptadas com menos itens por página para evitar sobrecarga.
Adaptação Sensorial:
Meta: Reduzir a ansiedade em ambientes ruidosos.
Estratégias:
-
- Uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído durante momentos de alta atividade escolar.
-
- Área de descanso acessível para momentos de sobrecarga sensorial.
-
- Prazo: Contínuo ao longo do ano letivo.
Avaliação e Acompanhamento:
-
- Avaliações regulares serão realizadas a cada bimestre para monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas.
-
- A equipe se reunirá com os pais a cada bimestre para compartilhar avanços e ajustar estratégias conforme necessário.
Assinaturas:
-
- Professor(a) do Ensino Regular: _______________________
-
- Professor(a) de Apoio: _______________________
-
- Psicopedagogo(a): _______________________
-
- Terapeuta Ocupacional: _______________________
-
- Pais/Responsáveis: _______________________
Este PDI é um exemplo prático e detalhado para ajudar Ana a alcançar seus objetivos educacionais e sociais de maneira estruturada e suportada, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas de maneira eficeinte e respeitosa.
Socialização:
Meta: Participar de atividades em grupo pelo menos uma vez por semana.
Estratégias:
-
- Inclusão em grupos pequenos para trabalhos em classe, com suporte do professor de apoio.
-
- Atividades lúdicas dirigidas durante o recreio com supervisão.
Prazo: Durante o ano letivo.
Acadêmico:
Meta: Completar tarefas de matemática com assistência mínima.
Estratégias:
-
- Uso de materiais concretos para ensino de conceitos matemáticos básicos.
-
- Avaliações adaptadas com menos itens por página para evitar sobrecarga.
Adaptação Sensorial:
Meta: Reduzir a ansiedade em ambientes ruidosos.
Estratégias:
-
- Uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído durante momentos de alta atividade escolar.
-
- Área de descanso acessível para momentos de sobrecarga sensorial.
-
- Prazo: Contínuo ao longo do ano letivo.
Avaliação e Acompanhamento:
-
- Avaliações regulares serão realizadas a cada bimestre para monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas.
-
- A equipe se reunirá com os pais a cada bimestre para compartilhar avanços e ajustar estratégias conforme necessário.
Assinaturas:
-
- Professor(a) do Ensino Regular: _______________________
-
- Professor(a) de Apoio: _______________________
-
- Psicopedagogo(a): _______________________
-
- Terapeuta Ocupacional: _______________________
-
- Pais/Responsáveis: _______________________
Este PDI é um exemplo prático e detalhado para ajudar Ana a alcançar seus objetivos educacionais e sociais de maneira estruturada e suportada, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas de maneira eficeinte e respeitosa.
Comunicação:
Meta: Aumentar o vocabulário funcional de Ana de 50 para 100 palavras.
Estratégias:
-
- Uso de cartões de comunicação visual durante as aulas e interações sociais.
-
- Sessões semanais com o psicopedagogo para treinos de comunicação dirigida.
Socialização:
Meta: Participar de atividades em grupo pelo menos uma vez por semana.
Estratégias:
-
- Inclusão em grupos pequenos para trabalhos em classe, com suporte do professor de apoio.
-
- Atividades lúdicas dirigidas durante o recreio com supervisão.
Prazo: Durante o ano letivo.
Acadêmico:
Meta: Completar tarefas de matemática com assistência mínima.
Estratégias:
-
- Uso de materiais concretos para ensino de conceitos matemáticos básicos.
-
- Avaliações adaptadas com menos itens por página para evitar sobrecarga.
Adaptação Sensorial:
Meta: Reduzir a ansiedade em ambientes ruidosos.
Estratégias:
-
- Uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído durante momentos de alta atividade escolar.
-
- Área de descanso acessível para momentos de sobrecarga sensorial.
-
- Prazo: Contínuo ao longo do ano letivo.
Avaliação e Acompanhamento:
-
- Avaliações regulares serão realizadas a cada bimestre para monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas.
-
- A equipe se reunirá com os pais a cada bimestre para compartilhar avanços e ajustar estratégias conforme necessário.
Assinaturas:
-
- Professor(a) do Ensino Regular: _______________________
-
- Professor(a) de Apoio: _______________________
-
- Psicopedagogo(a): _______________________
-
- Terapeuta Ocupacional: _______________________
-
- Pais/Responsáveis: _______________________
Este PDI é um exemplo prático e detalhado para ajudar Ana a alcançar seus objetivos educacionais e sociais de maneira estruturada e suportada, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas de maneira eficeinte e respeitosa.
-
Comunicação:
Meta: Aumentar o vocabulário funcional de Ana de 50 para 100 palavras.
Estratégias:
-
- Uso de cartões de comunicação visual durante as aulas e interações sociais.
-
- Sessões semanais com o psicopedagogo para treinos de comunicação dirigida.
Socialização:
Meta: Participar de atividades em grupo pelo menos uma vez por semana.
Estratégias:
-
- Inclusão em grupos pequenos para trabalhos em classe, com suporte do professor de apoio.
-
- Atividades lúdicas dirigidas durante o recreio com supervisão.
Prazo: Durante o ano letivo.
Acadêmico:
Meta: Completar tarefas de matemática com assistência mínima.
Estratégias:
-
- Uso de materiais concretos para ensino de conceitos matemáticos básicos.
-
- Avaliações adaptadas com menos itens por página para evitar sobrecarga.
Adaptação Sensorial:
Meta: Reduzir a ansiedade em ambientes ruidosos.
Estratégias:
-
- Uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído durante momentos de alta atividade escolar.
-
- Área de descanso acessível para momentos de sobrecarga sensorial.
-
- Prazo: Contínuo ao longo do ano letivo.
Avaliação e Acompanhamento:
-
- Avaliações regulares serão realizadas a cada bimestre para monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas.
-
- A equipe se reunirá com os pais a cada bimestre para compartilhar avanços e ajustar estratégias conforme necessário.
Assinaturas:
-
- Professor(a) do Ensino Regular: _______________________
-
- Professor(a) de Apoio: _______________________
-
- Psicopedagogo(a): _______________________
-
- Terapeuta Ocupacional: _______________________
-
- Pais/Responsáveis: _______________________
Este PDI é um exemplo prático e detalhado para ajudar Ana a alcançar seus objetivos educacionais e sociais de maneira estruturada e suportada, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas de maneira eficeinte e respeitosa.
-
Comunicação:
Meta: Aumentar o vocabulário funcional de Ana de 50 para 100 palavras.
Estratégias:
-
- Uso de cartões de comunicação visual durante as aulas e interações sociais.
-
- Sessões semanais com o psicopedagogo para treinos de comunicação dirigida.
Socialização:
Meta: Participar de atividades em grupo pelo menos uma vez por semana.
Estratégias:
-
- Inclusão em grupos pequenos para trabalhos em classe, com suporte do professor de apoio.
-
- Atividades lúdicas dirigidas durante o recreio com supervisão.
Prazo: Durante o ano letivo.
Acadêmico:
Meta: Completar tarefas de matemática com assistência mínima.
Estratégias:
-
- Uso de materiais concretos para ensino de conceitos matemáticos básicos.
-
- Avaliações adaptadas com menos itens por página para evitar sobrecarga.
Adaptação Sensorial:
Meta: Reduzir a ansiedade em ambientes ruidosos.
Estratégias:
-
- Uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído durante momentos de alta atividade escolar.
-
- Área de descanso acessível para momentos de sobrecarga sensorial.
-
- Prazo: Contínuo ao longo do ano letivo.
Avaliação e Acompanhamento:
-
- Avaliações regulares serão realizadas a cada bimestre para monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas.
-
- A equipe se reunirá com os pais a cada bimestre para compartilhar avanços e ajustar estratégias conforme necessário.
Assinaturas:
-
- Professor(a) do Ensino Regular: _______________________
-
- Professor(a) de Apoio: _______________________
-
- Psicopedagogo(a): _______________________
-
- Terapeuta Ocupacional: _______________________
-
- Pais/Responsáveis: _______________________
Este PDI é um exemplo prático e detalhado para ajudar Ana a alcançar seus objetivos educacionais e sociais de maneira estruturada e suportada, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas de maneira eficeinte e respeitosa.
-
- Aumentar a habilidade do aluno em seguir instruções simples em um ambiente de sala de aula dentro de três meses.
-
- Melhorar as habilidades de comunicação do aluno, aumentando seu vocabulário funcional em 50 palavras.
Estratégias de Intervenção no PDI
Técnicas de Comunicação
Muitos alunos com autismo podem ter dificuldades com a comunicação tradicional. É crucial implementar técnicas que facilitem a expressão de suas necessidades e desejos.
Estratégias eficazes incluem:
-
- Uso de tecnologias assistivas ou sistemas de comunicação por imagens.
-
- Ensino e reforço de gestos ou sinais básicos que o aluno possa usar para comunicar-se.
Estruturação do Ambiente de Aprendizado
Um ambiente de aprendizado bem estruturado é essencial para alunos com autismo, ajudando a reduzir a ansiedade e a aumentar a capacidade de foco.
Como estruturar efetivamente o ambiente:
-
- Organize a sala de aula para minimizar distrações.
-
- Utilize rotinas diárias consistentes para proporcionar um ambiente previsível.
Conclusão: Implementando o PDI na Prática
Criar e implementar um PDI para alunos com autismo requer compreensão, paciência e flexibilidade. Cada aluno é único, e o sucesso do plano depende da capacidade de adaptação às suas mudanças e crescimento.
Encorajo todos vocês a usar o modelo de PDI que estou disponibilizando para personalizar de acordo com as necessidades específicas de seus alunos.
Este modelo de PDI pronto serve como um excelente ponto de partida para garantir que cada aluno com autismo receba o apoio necessário para prosperar tanto na escola quanto na vida social. Vamos juntos fazer a diferença significativa na vida desses alunos incríveis!
Este recurso é projetado para ajudá-lo a começar com uma base sólida, adaptando-se conforme necessário para atender às necessidades do seu aluno.
Modelo de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
Identificação do Aluno:
-
- Série: 3º ano do Ensino Fundamental
-
- Escola: Escola Inclusiva Bem-Estar
-
- Diagnóstico: Transtorno do Espectro Autista (TEA) de nível leve
Equipe Responsável:
-
- Professor(a) do Ensino Regular: Carlos Gomes
-
- Professor(a) de Apoio: Juliana Martins
-
- Psicopedagogo(a): Roberto da Luz
-
- Terapeuta Ocupacional: Lúcia Carvalho
-
- Pais/Responsáveis: Maria da Silva e João da Silva
Avaliação Inicial:
-
- Ana apresenta habilidades de comunicação limitadas, preferindo interações não-verbais.
-
- Demonstra interesse particular por atividades visuais, especialmente desenho e pintura.
-
- Possui dificuldades em interações sociais com seus pares, muitas vezes isolando-se durante o recreio.
-
- Mostra sensibilidade a ruídos altos e ambientes caóticos.
Objetivos do PDI:
-
Comunicação:
Meta: Aumentar o vocabulário funcional de Ana de 50 para 100 palavras.
Estratégias:
-
- Uso de cartões de comunicação visual durante as aulas e interações sociais.
-
- Sessões semanais com o psicopedagogo para treinos de comunicação dirigida.
Socialização:
Meta: Participar de atividades em grupo pelo menos uma vez por semana.
Estratégias:
-
- Inclusão em grupos pequenos para trabalhos em classe, com suporte do professor de apoio.
-
- Atividades lúdicas dirigidas durante o recreio com supervisão.
Prazo: Durante o ano letivo.
Acadêmico:
Meta: Completar tarefas de matemática com assistência mínima.
Estratégias:
-
- Uso de materiais concretos para ensino de conceitos matemáticos básicos.
-
- Avaliações adaptadas com menos itens por página para evitar sobrecarga.
Adaptação Sensorial:
Meta: Reduzir a ansiedade em ambientes ruidosos.
Estratégias:
-
- Uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído durante momentos de alta atividade escolar.
-
- Área de descanso acessível para momentos de sobrecarga sensorial.
-
- Prazo: Contínuo ao longo do ano letivo.
Avaliação e Acompanhamento:
-
- Avaliações regulares serão realizadas a cada bimestre para monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas.
-
- A equipe se reunirá com os pais a cada bimestre para compartilhar avanços e ajustar estratégias conforme necessário.
Assinaturas:
-
- Professor(a) do Ensino Regular: _______________________
-
- Professor(a) de Apoio: _______________________
-
- Psicopedagogo(a): _______________________
-
- Terapeuta Ocupacional: _______________________
-
- Pais/Responsáveis: _______________________
Este PDI é um exemplo prático e detalhado para ajudar Ana a alcançar seus objetivos educacionais e sociais de maneira estruturada e suportada, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas de maneira eficeinte e respeitosa.